Blog de mj.natalino

19/11/2010

 

Igreja Matriz

Tombamento - Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN

Outros Nomes: Igreja Matriz de São Luís; Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso

Descrição: Pequena e singela Igreja Matriz da segunda metade do século XVIII. Nave única e Capela-mor com sacristia lateral e torre sineira construída sobre o corpo desta.

Endereço: Praça Alexandre Mafra, s/n - Guaratuba - PR

 

Livro de Belas Artes - Inscrição: 013 - Data: 1-4-1938 - Nº Processo: 0021-T-38

Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/1985, referente ao Proc. Administrativo nº 13/85/SPHAN. Descrição: De linhas coloniais muito simples, foi edificada em alvenaria de pedra argamassada e atualmente dividi-se em quatro corpos: nave, capela-mor, sineira, e sacristia. Enquadrada por cunhais, arrematados por coruchéus, ambos em cantaria, a fachada principal é rasgada por portada e das janelas à altura do coro. Todos os requadros da fachada são também em cantaria, vergas e sobrevergas arqueadas. O frontão é movimentado por graciosas curvas e contracurvas e vazado por óculos polilobulado. Encima a cruz também lavrada em cantaria. Diferente do partido quase sempre adotado na região, a torre sineira, obra do século XIX, se fixa recuada, diante da sacristia, à qual dá aceso através de porta emoldurada por requadro em cantaria com verga e sobreverga arqueadas. Coroando a construção, dois coruchéus em cantaria arrematando empena, emoldurada em pedra lavrada, a qual, de certa forma, repete o motivo ornamental do frontão.

 Nas fachadas laterais, três janelas altas e uma porta central. O interior da igreja é bastante simples, com o piso de tabuado e a nave, em abóbada de berço, tem forro de tábuas corridas, arrematado por cimalha.   A igreja, coberta por telhado em duas águas, telha capa-e-canal, apresenta beiral em beira-seveira. Toda a cantaria utilizada na edificação foi trazida, já lavrada, da Ilha do Mel, onde na ocasião estava sendo construída a Fortaleza de Nossa Senhora dos prazeres, o que faz supor tenha sido o templo projetado pelo tenente-coronel Afonso Botelho Sampaio de Souza.

Um Nicho de Madeira Trabalhado artisticamente que abrigou a imagem original de Nossa Senhora do Bom Sucesso, foi doado por Joaquim Évora e família em 20 de janeiro de 1857. Possui a igreja uma pia batismal, toda de pedra e composta de três peças: a primeira servindo de base e com canal para a saída da água, a segunda; uma coluna de setenta centímetros de altura, com 25 cm de diâmetro no centro e saliente nas extremidades, com furo no seu interior para a descida da água, sobre a qual está assentada a pia que mede 83 centímetros de diâmetro e tem altura, a contar da base,3ª peça, a pia mede um metro e quatorze centímetros. Outra peça importante que faz parte do acerco histórico da matriz e um bebedouro entalhado em pedra e incrustado na parede da sacristia, hoje desativado e sem uso.


 


Escrito por mj.natalino às 00h01
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
       
   



BRASIL, Sul, GUARATUBA, Homem, de 46 a 55 anos, Portuguese, Spanish, Esportes, Livros
MSN -


Histórico

OUTROS SITES
    UOL - O melhor conteúdo
  BOL - E-mail grátis


VOTAÇÃO
    Dê uma nota para meu blog